Este site utiliza cookies. Se continuar, está a dar-nos o seu consentimento; mas pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento.

6 BENEFÍCIOS DE CONTRATAR TRABALHADORES TEMPORÁRIOS

Seis vantagens de contratar colaboradores temporários.jpg

Acabou de identificar a necessidade de recrutar um recurso temporário para a sua equipa e está a avaliar as competências de que essa pessoa necessita para desempenhar com sucesso a função. Provavelmente, tem um grande projeto para o qual vai precisar de uma ajuda extra, ou talvez uma pessoa importante da sua equipa tenha saído em licença de maternidade ou paternidade.

O colaborador que se irá ausentar em breve pode já ter muitos anos de experiência e uma série de qualificações, o que dificulta a sua substituição. Os colaboradores temporários podem oferecer muitas vantagens e não é apenas na designação que diferem dos colaboradores permanentes. São, sem dúvida, uma solução eficaz para empregadores que procuram garantir o sucesso da empresa em períodos de transição ou que estão a orientar o negócio para uma nova direção. Se tiver uma vaga a curto prazo para ser preenchida, um colaborador temporário poderá trazer muitos aspetos positivos para a sua empresa.

 

Redução do custo de trabalho a longo prazo

Os colaboradores temporários são, como o próprio nome indica, uma solução temporária e não exigem um salário anual que comprometa o orçamento destinado para tal. Na maior parte dos casos, também não será necessário apostar em formação dispendiosa, uma vez que os mesmos só vão estar na sua empresa durante um período limitado.

Processo de contratação mais curto

O processo de contratação de colaboradores temporários é, habitualmente, muito mais rápido. Isto acontece porque o processo de recrutamento é orientado para contratar alguém com as competências técnicas certas para executar um projeto ou necessidade específica, não sendo necessário preocupar-se em procurar alguém 100% alinhado com a cultura da sua empresa.

Impacto instantâneo

Os colaboradores temporários estão habituados a trabalhar em empresas durante um curto período de tempo e sabem que precisam de causar um impacto instantâneo. Não terá que passar semanas a familiarizá-los com o ambiente de trabalho, apresentando-os a todos os colaboradores e treinando-os relativamente a uma série de sistemas. Devem, é claro, ser bem recebidos, mas não vão ser seus colaboradores para sempre.

Novas perspetivas

Por vezes, basta uma pessoa de fora para mudar completamente (e para melhor), o modo como uma empresa funciona. Muitas vezes, acostumamo-nos tanto aos nossos colaboradores e a conceitos pré-definidos que não conseguimos ver o óbvio. Quanto mais colaboradores temporários contratar, mais perspetivas únicas e distintas terá.

Experiência altamente qualificada e de nicho

Os colaboradores temporários têm geralmente um conjunto de competências muito específicas e estão habituados a desempenhar as suas funções em projetos muito particulares. Ter um indivíduo altamente especializado na sua equipa pode realmente ajudar a impulsionar o seu negócio.

Flexibilidade

Os colaboradores temporários permitem responder às necessidades e requisitos do mercado, à medida que estes surgem, e de forma flexível. Estes colaboradores estão habituados a trabalhar em locais diferentes, com culturas empresariais distintas, pelo que se adapta facilmente. Para além disso, a contratação de um colaborador temporário permite-lhe avaliar se possui ou não uma necessidade específica de trabalho a longo prazo - poderá concluir, por exemplo, que faz sentido contratar a pessoa a tempo inteiro após este teste inicial.

Talento à distância de uma chamada ou click

As tendências que marcam o mundo do trabalho